Para abrir sua marmoraria com segurança e sem gastar muito leia este artigo!
- Planejamento
Antes de abrir qualquer negocio é importante se planejar e ter consciência em que área está entrando,é importante ter em mente que qualquer negocio existem riscos mas com um bom planejamento é possível preveni-los.
Para se abrir uma marmoraria é necessario algumas etapas:
- Calcular o investimento financeiro
- Regularização documental
- Montagem do espaço fisico
- maquinários pesados e makitas
- Matéria prima (chapas)
- Mão de obra
Importante ter um capital reserva para o reposição de material até que o negocio tenha lucra e o capital de giro próprio.
- Espaço Amplo
Devido ao fato do tamanho das chapas e maquinários é ideal que o galpão da sua marmoraria seja construído ou alugado em uma área ampla e sem residencias nas proximidades pois existira os poluentes sonoros e consequentemente reclamações (isso afeta o nicho e divulgação da sua marmoraria).
Uma dica importante que posso te passar é sobre o carregamento e descarregamento de chapas, por serem pesadas e difíceis de manusear o ideal seria um guindaste giratorio de 1 tonelada com 6m de altura, o seu valor está aproximadamente R$ 18.000 a 21.000. Veja aqui
Caso não possa disponibilizar este valor logo de incio, faça uma “doca” nos fundos para que o caminhão entre e fique no mesmo nivel do descarregamento. Assim pode-se usar os carrinhos de transporte e evita em 50% os acidentes por queda de chapas. - Arrumação de Chapas
Elas devem estar na vertical e em cavaletes ou paliteiros, seu espaçamento deve ser respeitado para que seja fácil o manuseio e remoção das chapas.
O material mais claro e mais poroso deve ser acomodado sem os efeitos do sol e chuva podendo assim evitar o desgaste das rochas, com relação ao material escuro, pode-se perder o brilho se ficar exposto ao sol por período prolongado. - Espaço para Maquinas e Produção
Está area é a mais importante da sua empresa! Nela iremos acomodar as maquinas de grande porte, mesas para cortes manuais, colagem e etc…
Tenha em mente que esta parte devera ter um fluxo de passagem para as chapas pois a maioria dos trajetos serão:CHAPAS NOS CAVALETES –> MAQUINAS DE CORTE –> POLIBORDA –> ACABAMENTOS MANUAIS –> COLAGEM
Sendo assim, um guindaste giratório de parede próximo as cavaletes e com alcance para a maquina de cortar granito daria agilidade em 200% na produção.
Um guindaste de parede de 1T com 6m de braço ficaria em torno de R$ 10.000 a 12.000. Veja aqui